Sindaftema discute na Sefaz os impactos da reforma tributária no Maranhão.

A diretoria do Sindaftema participou na última sexta-feira (11/08), do Seminário sobre a Reforma Tributária, realizado no auditório da Sefaz/MA.

Promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão, o evento contou com o protagonismo dos auditores fiscais que palestraram sobre o tema e também prestigiaram em peso o debate sobre os efeitos das alterações no sistema tributário brasileiro.

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Maranhão, Laudimar Rabelo Filho, integrou a mesa de abertura e enalteceu a importância do diálogo com os colegas, que são os responsáveis pela operacionalização da arrecadação e da administração dos tributos.

O diretor de articulação política do sindicato, Gustavo Victorio, foi um dos palestrantes no evento. Na ocasião, o dirigente destacou alguns pontos como: a Criação do Conselho Federativo que decidirá como será a divisão da arrecadação do futuro imposto sobre bens e serviços; o Imposto Seletivo, que incidirá sobre produtos e serviços que prejudicam a saúde ou o meio ambiente, e também os demais aspectos ambientais que estão inseridos na reforma.  Segundo ele, é primordial que haja uma política tributária nacional que tenha mecanismos de combate às desigualdades sociais aliados ao desenvolvimento sustentável.

O seminário teve ainda a presença do Secretário da Sefaz, Marcellus Alves, de demais servidores do fisco estadual e de seus representantes sindicais.