Os indicadores fiscais mostram que a arrecadação do Maranhão segue em alta. Graças ao trabalho dos servidores do fisco estadual ao longo desses seis primeiros meses do ano, o Maranhão somou R$ 7,4 bilhões de reais, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pelo Núcleo de Estudos Econômico-Fiscais da Sefaz/MA.
A arrecadação apresentou um aumento real de 25,47% na arrecadação própria do Estado, o que representa um incremento de R$ 1,5 bilhões de reais.
No montante já está considerada a correção pela inflação apurada pelo IPCA-IBGE, com base em junho de 2024. Ressalta-se que o aumento de 2% na alíquota do ICMS aplicado pelo governo do Estado, resultou no impacto de 5,12% na arrecadação do referido imposto.
A atuação dos servidores do Grupo TAF (Tributação, arrecadação e fiscalização) no nível arrecadatório resultou no crescimento real de 19,05% em relação ao primeiro semestre de 2023, fruto da realização de procedimentos de fiscalização.
Com relação aos trabalhos desenvolvidos pelos auditores fiscais, destacam-se as auditorias e intimações fiscais eletrônicas, cruzamento eletrônico de dados e demais ações de combate à corrupção e sonegação fiscal que vêm assegurando justiça fiscal e provendo ao Maranhão os recursos necessários para o atendimento das demandas da sociedade, como mais segurança nas ruas, novos hospitais, ampliação e manutenção de rodovias e investimentos em educação.
Com trabalho e responsabilidade, o fisco maranhense cumpre sua missão de contribuir para o equilíbrio das contas públicas, dando condições ao Estado de trabalhar de forma eficiente, promovendo o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da cidadania.
Ascom / Sindaftema.