Fisco maranhense marca presença no XVII Congresso Nacional do Fisco, que acontece em Belém do Pará.

Dirigentes e filiados do Sindaftema estão na cidade de Belém / PA, onde participam das atividades do XVII Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital – Conafisco. O evento promovido pela Federação Nacional do Fisco – Fenafisco teve início neste domingo (27/11) e se estende até o dia 01º de dezembro, no hotel Princesa Louçã.

O Conafisco é realizado a cada três anos e reúne vários delegados e congressistas dos sindicatos filiados à federação. O número de participantes é composto de acordo com a quantidade de vagas destinadas a cada sindicato. Entre os integrantes que compõem a comissão do Sindaftema durante o congresso, estão: Antônio José de Almeida, Antônio Ferro, César Romero, Emanuel Régis, Fernando Antônio de Melo, Grigório Pinheiro, Hídel Santos, Jomar Fernandes, Jorge Castro, José Marcelo Viana, José Perilo, Lourival Martins, Raymundo Emídio e Ronaldo Oliveira. O secretário da Sefaz/MA, Marcellus Alves, também participa do encontro.

Este ano o Conafisco tem como tema “Sonegação Fiscal é Crime, Quem Paga a Conta é Você.” Em sua vasta programação serão abordados ainda outros assuntos de interesse do fisco e da administração pública através de palestras e painéis. Entre as atividades estão ainda apresentação de trabalhos técnicos, artísticos, premiações, torneio desportivo e a eleição para a escolha da Nova Diretoria e Conselho Fiscal da federação.

• 65ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo.

No domingo (27/11), o presidente do Sindaftema, Raymundo Emídio e o diretor social da entidade, Ronaldo Oliveira, estiveram presentes na 65ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco. A reunião tratou das demandas da categoria e das metas para 2017.

• Torneio Desportivo:

O Sindaftema também marcou presença no torneio desportivo do XVII Conafisco. O torneio aconteceu nesta segunda-feira (28/11), e o sindicato participou nas modalidades Futebol Society e Tênis de Quadra.

O Maranhão participou do torneio de futebol com a equipe formada pelos integrantes do Sindaftema e do Sintaf, porém não obteve classificação. O time vencedor foi o Sindifisco/MS. O segundo e terceiro lugar ficaram para o Sindifisco /PE e Sindifisco/PA, respectivamente.

Destaque para o Sindaftema no Tênis de Quadra.

Já no Tênis de Quadra, o Sindaftema conseguiu o primeiro lugar na disputa em duplas. Ronaldo Oliveira conquistou a vitória ao lado do colega Osmar Gomes, do Sindafep/PR.

O torneio contou ainda com outras modalidades como vôlei de praia, tênis de mesa, sinuca e dominó.

• Eleição da nova Diretoria da Fenafisco.

Ainda nesta segunda-feira (28/11), foi realizada a eleição para a escolha da nova diretoria da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – Fenafisco. O processo eleitoral teve chapa única. Charles Alcântara, do Sindifisco/PA, foi eleito para comandar a federação no triênio 2017-2019.

Abertura Oficial do evento

A noite de ontem do XVII Conafisco foi marcada pela solenidade de abertura oficial do Congresso, com a presença de centenas de servidores do fisco estadual, representantes do movimento sindical, políticos e autoridades. A sessão solene aconteceu na sede campestre da Assembleia Paraense, com apresentação de shows musicais e de dança.

A ocasião contou ainda com a entrega do Prêmio Cervantes ao Deputado Federal Rubens Bueno (PPS-PR), pelo seu trabalho em prol do fisco, e com a palestra proferida pelo Doutor em História Social pela USP, Leandro Karnal, com o tema “Ética e sonegação no Brasil atual”.

Ascom/Sindaftema