Sindaftema discute demandas da categoria a nível nacional durante reunião da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – Fenafisco.

O presidente do Sindaftema, Raymundo Emídio, e dirigentes sindicais dos fiscos estaduais estiveram reunidos nesta quinta-feira (08/07), por meio de uma videoconferência, para participar da 209ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco.

O encontro aconteceu durante todo o dia e tratou de assuntos de interesse da categoria, entre eles a Reforma Tributária e a PEC 32/2020 do Poder Executivo, que altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Na ocasião, também foi discutida a emenda do teto único à PEC 32/2020. De autoria do deputado federal Fausto Pinato (PP/SP), a emenda propõe o subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) como teto para carreiras específicas que exerçam atividades essenciais ao funcionamento do Estado, inclusive a dos auditores fiscais. A mobilização de diversas entidades de servidores públicos junto a parlamentares no Congresso Nacional garantiu, no dia 07 de julho de 2021, as assinaturas necessárias para que a emenda pudesse ser admitida na reforma administrativa.

No Maranhão, o apoio à emenda do subteto único contou com a assinatura dos deputados Hildo Rocha, Zé Carlos, Aluísio Mendes e André Fufuca.